Dicas de Atividades de dança para criança

Algumas sugestões de atividades para trabalhar com dança para crianças. Lembrando use e abuse da sua criatividade. Observe bem suas crianças elas lhe darão muita informação.Obs: Esperamos sua contribuição, post sugestões de atividades feitas por você.



  • MONTANDO SEQUENCIAS DE MOVIMENTOS

Faixa etária: A partir dos 7 anos


Descrição: 
Separar a turma em grupos a seu critério de escolha. Entregar para cada grupo sequencia de palavras escritas em um papel como por exemplo: CORRER-SACUDIR-FECHAR-RODOPIAR-PARAR com essa mesma sequencia pedir para as crianças montarem um coreografia colocando na ordem que os mesmos quiserem. Dar um tempo para que as crianças possam montar e depois pedir para que as mesmas apresentem para o grupo. Como sugestão você pode colocar uma música de fundo para estimular o grupo e depois trocar as sequencia para todos vivenciar movimentos diferenciados.

Outros exemplos de sequencias:

* ARQUEAR-SE-LEVANTAR-FECHAR-ABRIR
* BALANÇAR-CIRCULAR-ESPALHAR-PLAINAR

Ref. Domínio do Movimento / Rudolf Laban



  • APONTANDO COM O QUADRIL
Faixar etária: a partir dos 6 anos

Descrição: Propor para as crianças que movimentem o quadril em diferentes direções sem mexer o tronco, oscilando movimentos para esquerda, para direita, para frente e para trás. Depois com os pés juntos brincando com as mesmas possibilidades. 
Você pode brincar com o ritmo enquanto as crianças se movimentam também alterar o ângulo das pernas (aberto,fechado, para frente e para trás) e para implementar ainda mais o exercício você poderá propor que as crianças andem pela sala movimentando o quadril em diferentes direções.

Obs: Como outras possibilidades você também pode utilizar outras partes corporais para agregar nesse exercício.



  •  DANÇA DA LARANJA                                                                                                                  
Faixa etária: a partir 3 anos
Local: Sala de aula ou espaço abertoFormam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apoiada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia. É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.

  •  PERCEPÇÃO CORPORAL
Faixa etária: a partir de 1 anoLocal: Sala ampla ou jardim. 

Descrição 
Estimule as crianças a deitar em diferentes posições para perceber partes do corpo. Faça perguntas como: o que está encostando no chão? Quem está sentindo a perna? Quem está com o braço todo apoiado?



Em breve mais atividades.

Um comentário: